segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A CARAVANA DO CREMEPE E SIMEPE VISITA HOSPITAL DE SOLIDÃO E POSTO DE SAÚDE DA FAMILIA E ENCONTRA PESSÍMAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO



Usuários lotam todos os dias a Unidade Mista da cidade. Foto: Chico Carlos
Manhã de quinta-feira, dia 25 de agosto. Sol forte na PE-230. A Caravana Cremepe- Simepe continuava visitando as cidades da região do Sertão do Pajeú. O grupo 5/Serra Talhada seguiu para a cidade de Solidão. Mais uma missão para cumprir. Os mais antigos afirmam que Solidão é um lugar tranquilo que vive isolado naquela região pernambucana. Será?
Os caravaneiros perceberam que os moradores são educados e hospitaleiros. A cidade despertava para mais um dia. Limpa e organizada, a entrada da cidade está repleta de pinheiros. Lá na frente um grupo de trabalhadores executava serviços no canteiro (meio-fio) da avenida principal. O visual é outro afirmam os moradores. De  acordo com o Censo do IBGE de 2010, a população é de 5.744 habitantes. A PE- 309  está quase perfeita. Raros são os buracos. Os meninos e as meninas da uma escola de inclusão social brincavam despreocupados com a marcha inexorável do tempo.
Problemas e contradições
Nas ruas, a população reprovou a gestão municipal nas questões relativas a saúde, lazer e saneamento com nota zero.  Em compensação, cerca de 60% da população recebe ajuda da Prefeitura, através de R$ 100,00 por mês. Transporte é outro problema sério. A Prefeitura disponibiliza dois ônibus escolares e outro para transporte de  universitários para Afogados da Ingazeira. A Caravana encaminhou denúncia de violência contra a mulher  ao Conselho Tutelar.
Na Unidade Mista Maria Jesuíno da Silva, a fiscalização constatou que o local tem uma estrutura física de boa qualidade, porém, não funciona por conta da falta de profissionais de saúde, principalmente, médicos e enfermeiros. A carência é patente.  Além disso, os usuários reclamaram da demora no atendimento. Na manhã de hoje (25), o corredor da unidade estava superlotada para o atendimento odontológico. O PSF visitado se encontra  em condições precárias de atendimento. Há também carência também de recursos humanos.
Debate e participação
Às 10h foi iniciada a exibição do filme “Pelo Vida … Pelo Tempo” na Igreja Evangélica junto da rádio comunitária FM Serra Linda que também recebeu os integrantes da Caravana Cremepe-Simepe. Em seguida, professores, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, gestores municipais participaram de forma expressiva das discussões. Houve intervenções positivas no que diz respeito  às relações familiares que envolvem diretamente pais e filhos; os valores familiares, éticos e religiosos. Todos acreditam que a verdadeira mudança começa dentro de cada um.
Todos nós em algum momento do nosso dia, paramos para pensar nos problemas atuais que atormentam o mundo como a violência, as guerras, a fome… Todos nós dizemos: “Há eu quero um mundo melhor! ou então “Queremos paz”! mas ninguém toma a iniciativa, ninguém faz nada. Cada um fica pensando só em si, nos problemas que tem, achando que só a família é importante e o resto que se vire. Enquanto isso milhares de pessoas sofrem todos os dias. Você pode dizer: “Há o que eu tenho haver com os problemas dos outros?” Pois é necessário agir: Você tem muito haver. O mundo não está perdido,(sem solução) você mora nele e as coisas que acontecem de algum jeito lhe afetam.
A Caravana seguiu para Serra Talhada. Na estrada do sol,  cortando o sertão do Pajeú, escutando a música de Novinho da Paraíba: “ Solidão tá no meu peito.Quero alguém pra me amar.Coração insatisfeito.Até já quer me culpar…POR CHICO CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário