terça-feira, 27 de setembro de 2011

Patos tem mais de cinco mil mulheres a mais do que homens

Atenção encalhados do sertão: está sobrando mulher na cidade de Patos . Saia de casa e vá à luta. A menos que você seja muito feio, você encontrará sua “alma gêmea”, pois segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), está sobrando mulher no “pedaço”.
Segundo o Censo Demográfico 2010 a população residente do município de Patos é de 100.674 pessoas, sendo 47.805 homens e 52.869 mulheres, ou seja, existe um superávit de mulheres na cidade. Em números redondos existem 5.064 mulheres a mais do que homens em Patos.
O Censo 2010 mostrou que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres no Brasil. Em números absolutos são mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no país. Se o número de mulheres é maior do que o de homens no Brasil e em todos os países ocidentais, no entanto o número de homens é maior do que o número de mulheres no mundo, por conta de países como a Índia e a China que juntos têm mais de dois bilhões de habitantes, mais de um terço da população mundial, e nesses países a mão de obra masculina é valorizada e os pais, muitas vezes, preferem abortar uma criança do sexo feminino para esperar que, na próxima gestação venha uma criança do sexo masculino.
Segundo os especialistas o aumento do número de mulheres em relação aos homens vem ocorrendo ao longo dos homens no Brasil e isso ocorre em função da mortalidade. Nascem mais homens do que mulheres, mas como a mortalidade dos homens é superior a das mulheres, porque eles estão sujeitos a morrerem mais cedo, acaba prevalecendo um contingente maior de mulheres.
No gráfico abaixo, confira a sinopse demográfica, por gênero e faixa etária, do município de Patos.
tabela
Fonte: Folha Patoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário