A cerveja tem lugar cativo no coração do brasileiro. Mas o café tem mais. Depois da água, o “pretinho básico” é a segunda bebida mais consumida no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), esse mercado movimenta R$ 7 bilhões por ano país. Os nordestinos são os maiores consumidores. A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE, mostra que um nordestino bebe em média 93 litros de café por ano. No Brasil, a média é de 79,7 litros.
A contabilidade envolve todos os tipos da bebida e todos os locais onde é consumida – em casa, no trabalho, na rua. Em Pernambuco, claro, a situação não é diferente. E a “sede” dos consumidores pode ser medida pelo número de cafeterias que existem ou estão se instalando, sejam de redes ou ao estilo bistrô. No recém-inaugurado RioMar Shopping, por exemplo, há pelo menos nove cafeterias espalhadas pelo mall.
Atualmente, o café conta com sete empregados, sendo dois baristas (especialistas em cafés especiais). Um dos baristas é Rodrigo Rosa, 24. Ele também estuda gastronomia no Senac. “Penso em associar as duas coisas. Meu pai é chefe de cozinha. Estou adorando.” Rodrigo conta que o capuccino e os cafés gelados têm bastante saída. Os cafés do Bogart também estão presentes no festival Janela Internacional de Cinema do Recife, que termina neste domingo.DIÁRIO DE
Nenhum comentário:
Postar um comentário