sábado, 8 de dezembro de 2012

De azul e branco aos pés da santa

 / Foto: Flora Pimentel/JC Imagem
Este sábado (8) é dia de vestir azul e branco e pedir consolo à Maria, que há 108 anos ganhou a simpatia dos pernambucanos. Nossa Senhora da Conceição do Morro, “conforto e esperança do povo de Deus”, como diz o lema da festa católica iniciada no último dia 29, recebe, desde então, do ponto mais alto da Zona Norte do Recife, milhares de fiéis que pedem graças, agradecem e lhe prestam homenagem.

Dessa vez, o alvo da fé não é cada um dos anônimos e famosos pagadores de promessa, mas a multidão de sedentos sertanejos que enfrenta uma das maiores secas da história. O santuário está recebendo dos devotos doação de cestas básicas que seguirão à cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

“A preocupação da sociedade nesse momento não deve ser a Copa do Mundo de Futebol de 2014 (terá jogos no Recife), mas a fome, a sede e a miséria. Vi, na televisão, pessoas disputando água com urubus numa poça de lama. A Igreja, como modelo de caridade, não fica alheia e está mobilizando a todos”, explicou o pároco José Roberto da Silva França. Segundo ele, o exercício da fé não deve ser apenas pessoal, mas comunitário e qualitativo, como ensinou Jesus. A devoção à mãe do Cristo seria pela identificação com uma mulher forte, que se entregou à vontade de Deus.

O ponto alto da festa, este ano, será a caminhada de oito quilômetros, partindo do Marco Zero, até os pés da imagem de 3,5 metros de altura. “Queremos que todos participem, mesmo os não católicos, pois será uma caminhada pela paz”, informa o pároco. A concentração será às 14h. Um hora depois, devagarinho, a multidão guiada por trios elétricos sairá rumo à Ponte Limoeiro, Avenida Norte e Praça Dom Vital, onde começa a subida ao santuário. A partir daí, só as pessoas caminharão a pé. A expectativa é que todos cheguem até as 18h no ponto mais alto do morro, onde será celebrada a missa campal, celebração a ser conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Quem for mais cedo ao santuário enfrentará temperatura de 24 a 31 graus e sol entre as nuvens com chuva isolada, adianta a meteorologia. E também poderá celebrar em conjunto o aniversário de Nossa Senhora da Conceição. A partir da zero hora são celebradas missas a cada duas horas (0h, 2h, 4h, 6h, 8h e 10h) por diferentes sacerdotes. A confissão individual será por toda a manhã e parte da tarde.

Nas últimas 72 horas pelo menos mil pessoas acompanharam cada uma das seis missas diárias. A igreja esteve ocupada até mesmo na hora do almoço. “Nossa esperança é que as pessoas voltem para casa renovadas, deixem aqui os problemas, os conflitos e saiam com o intuito de melhorar”, afirmou padre José Roberto
.JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário