Imagem ilustrativa (Foto retirada do Google)
O estudante Gilberto Pereira Praxedes, de 16 anos, natural da cidade de Conceição, no Sertão do Estado, morreu no Hospital Antônio Targino, depois de passar cinco dias apresentando dor de cabeça e quadro febril.
Segundo a Secretaria, este ano já foram notificados 61 casos de meningite, sendo 29 confirmados e 32 descartados. Em todo o ano passado, foram notificados 130 registros, sendo 86 confirmações e 44 descartes. Segundo a chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas, Anna Stella Pachá, “estes dados estão relacionados a todos os tipos de meningite ocorridos no estado e a periodicidade de maior notificação é no inverno”.
Em relação a mortes, este ano já fora registrados três mortes na Paraíba. Em 2012, foram 14 mortes por meningite.
Caso do Sertão
De acordo com a Secretária de Saúde de Campina Grande, Lúcia Derks, a vítima mais recente tinha recebido atendimento em Conceição, de onde tinha sido encaminhada para Campina Grande. No dia 19, o rapaz deu entrada no hospital, morrendo no dia 24.
“Não existe risco nenhum de contaminação neste tipo de meningite. Não há risco para a população, mas serve de alerta para que as pessoas saibam que uma simples sinusite ou abcesso no dente pode levar à meningite e precisa ser tratado”, afirmou a secretária de saúde.
No Hospital Antônio Targino, a vítima chegou apresentando quadro infeccioso em um dos dentes e crise de sinusite. Com o agravamento do seu estado de saúde, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas cinco dias após dar entrada no hospital, ele não resistiu à doença e morreu. A Secretaria Municipal de Saúde investiga ainda três casos suspeitos meningite em Campina, mas as vítimas não morreram.
Veja também: Por falta de diagnóstico correto, estudante morre vítima de meningite no Sertão da PB
Dois casos de menigite são registrados no Hospital Regional de Cajazeiras
DIÁRIO DO SERTÃO com G1PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário