A maioria das colisões envolvendo motos em Pernambuco está relacionada às infrações cometidas pelos próprios pilotos. Segundo Eduardo Bezerra, Coordenador Científico do Comitê Estadual de Prevenção de Acidentes de Moto de Pernambuco (Cepam), as tragédias poderiam ser evitadas se os motoristas fossem mais prudentes, respeitassem às leis de trânsito e ficassem atentos aos itens de segurança. “Existem muitas negligências, desrespeito aos limites de velocidade, consumo de álcool. Muitos motociclistas insistem em andar na contramão, elevando o risco de acidentes.” comenta.
Neste sábado (27), é comemorado o Dia Nacional do Motociclista. Na Região Metropolitana do Recife, a data será festejada com ações para incentivar a paz e a segurança no trânsito. O objetivo é orientar os condutores sobre os itens de segurança e o respeito às leis de trânsito, para evitar que mais tragédias aconteçam.
A preocupação em orientar os motociclistas é devido ao grande número de acidentes. Um estudo realizado em 2011, pelo Cepam, apontou que o número de mortes de motociclistas cresceu, em números absolutos, de 725 óbitos no ano de 1996 para 11.433 em 2011.
Outro dado preocupante é o das mortes de ocupantes de motocicletas, quando comparados ao total de acidentes de trânsito. O número cresceu de 2% para 25% em 2011. Enquanto, as mortes de ocupantes de carros cresceram de 10,6% para 21,8%.
A partir desses dados, os condutores de motocicleta devem praticar a pilotagem defensiva, e ficar atentos aos cuidados com a segurança e as leis de trânsito. JC trânsito
Nenhum comentário:
Postar um comentário