terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estadual de 2014 terá início ainda este ano

Representantes dos clubes e da federação se reuniram no Conselho Arbitral desta segunda-feira / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
A edição 2014 do Campeonato Pernambucano será a de número 100 e terá início ainda este ano, em 8 de dezembro. Foi essa a saída encontrada pelos clubes e a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) no Conselho Arbitral desta segunda-feira (30/9) para que o Estadual se encaixe no apertado calendário do futebol brasileiro, que teve datas reduzidas por conta da realização da Copa do Mundo – o último jogo será no dia 13 de abril.

Desta forma, as 9 equipes intermediárias disputarão um primeiro turno à parte, com os três melhores times se classificando para um hexagonal do título com Santa Cruz, Sport e Náutico, a partir de 8 de fevereiro. Apesar do nome, o hexagonal classifica os quatro melhores para um mata-mata, que terá semifinais e finais antes de decidir o vencedor.

Nesta fase decisiva, os gols marcados não servirão como desempate. Ou seja, se uma equipe vencer um jogo por 5x0 e a outra vencer por 1x0 a volta, a decisão será nos pênaltis. A Federação foi contra esta fórmula, assim como Santa Cruz e Sport, mas a maioria optou por ignorar o saldo. 

Esta havia sido uma das polêmicas da edição passada. Outras acabaram saindo no novo regulamento, como o desempate por número de cartões recebidos e um terceiro jogo da final com mando definido pela FPF.

Além disso, as vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D de 2014 serão baseadas no critério técnico. No ano passado, frases mal elaboradas do regulamento geraram polêmicas quanto a classificações das equipes para as competições.

“Os clubes intermediários solicitaram uma forma que garantisse no mínimo 18 jogos, pra cumprir compromissos financeiros antes dos confrontos finais com os três grandes. Isso só seria possível antecipando o campeonato”, disse o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

Regulamento do Campeonato Pernambucano de 2014

1º turno - Início em 8 de dezembro de 2013

As nove equipes intermediárias se enfrentam em jogos de ida e volta. As três primeiras se classificam para o Hexagonal do Título, enquanto as seis restantes jogam o Hexagonal de Permanência na Série A1. 

2º turno - Início em 8 de fevereiro de 2014

Hexagonal do Título - Santa Cruz, Sport, Náutico e as três equipes classificadas se enfrentam em jogos de ida e volta. Os quatro melhores passam para as semifinais (1º contra o 4º e o 2º contra o 3º). Os vencedores se enfrentam na final, enquanto os perdedores se enfrentam na disputa do terceiro lugar. Nesta fase decisiva, o mando de campo do duelo da volta é de quem teve melhor campanha no Hexagonal. Ainda nesta fase, o saldo de gols não influencia no vencedor – em caso de uma vitória para cada lado ou dois empates, independentemente do placar, a decisão vai para os pênaltis.

Hexagonal de Permanência na Série A1 - As seis equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, com os quatro melhores colocados se garantindo na Série A1 de 2015. Os dois piores são rebaixados para a Série A2.

Competições nacionais de 2014

Copa do Nordeste e Copa do Brasil
As três vagas de Pernambuco em cada competição será dos três melhores colocados gerais no Campeonato Pernambucano.

Série D
Uma das vagas será do time campeão do primeiro turno – se for o Salgueiro, que está na Série C, a vaga passa para a próxima equipe. A segunda será do melhor colocado no Hexagonal do Título que não tenha vaga nas séries superiores.
JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário