segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Polícia Federal recebe granadas capazes de penetrar tanques e aeronaves

Foto: Polícia Federal/Divulgação
Foto: Polícia Federal/Divulgação

Pela terceira vez, em meio às arrecadações da campanha do desarmamento, a Polícia Federal de Pernambuco recebe materiais bélicos de alto poder de destruição. Nesta segunda-feira (16), um homem, identidade preservada, entregou uma granada de morteiro 82 milímetros, duas granadas de bocal de uso exclusivo do Exército Brasileiro, que podem ser lançadas através de um fuzil calibre 7.62 mm, além de 10 munições de alto poder de penetração capazes de perfurar tanques e aeronaves.

Segundo o proprietário do armamento, o material bélico havia sido deixado em sua casa há anos por um parente já morto que era armeiro do Exército. A primeira vez que entregaram granadas à PF foi em novembro passado e a segunda foi no último sábado (14).

Entre as granadas, uma é aparentemente inerte por estar sem o dispositivo de detonação na ponta, mas as outras duas podem ser disparadas por fuzis e estão sob análise por poderem conter substância explosiva que em contato com faíscas ou calor poderia provocar a detonação. As granadas serão analisada por peritos criminais federais do esquadrão antibombas da PF para verificação de letalidade e, em seguida, serão enviadas para o Exército.

As granadas, por serem munição, não geram nenhum tipo de indenização. Elas apenas são recebidas e a pessoa tem direito a um comprovante de entrega.

Estatísticas
A Polícia Federal informa que, após 850 dias de campanha do desarmamento - compreendidos entre os dias 14 de maio de 2011 até 24 de novembro de 2013 -, já totaliza 6.010 armas e 12.010 munições arrecadadas, o que corresponde a sete armas entregues por dia e 49 armas a cada semana e 196 por mês.

Confira a quantidade de armas e munições já entregues em todo o estado
PF-Recife
PF-Caruaru
PRF
PM
PF-Salgueiro
Posto Itinerante
Total de Armas:
Total de Munições:
3.005
447
435
1.021
725
377
6.010
12.010

As armas e calibres de munições mais entregues no estado são revólveres, espingardas e pistolas, já as munições são as de calibre 38. Desde a divulgação do último balanço, que aconteceu em 15 de outubro, houve um aumento na arrecadação de armas recebidas por dia. As principais razões que estimulam o desarmamento com a consequente entrega voluntária de armas são o anonimato e a rapidez no pagamento da indenização que é efetuado em até 24 horas. Em todos os casos, será sempre preservado o anonimato das pessoas que realizarem a entrega de armas e munições e nenhum questionamento será feito a quem estiver entregando.

A população brasileira já entregou voluntariamente 600 mil armas, existem 2.105 postos de entrega em todo o Brasil e já foram pagos mais de R$ 9,6 milhões em indenizações. São Paulo é quem lidera o ranking nacional de entrega de armas, seguido da Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, Pernambuco aparece na 5ª colocação. Agora se somarmos as armas entregues por população de 100 mil habitantes, Pernambuco aparece na 3ª colocação, atrás do Rio Grande do Sul e da Bahia.

Postos de entrega
Desde o dia 12 de dezembro de 2011, além dos Postos da Polícia Federal no Recife, Caruaru e Salgueiro e da Polícia Rodoviária Federal, também passaram a receber armas 22 postos da Polícia Militar (15 Batalhões e sete Companhias)  em uma parceria firmada entre a PF e a Secretaria de Defesa Social. 

Como entregar
Quem quiser entregar uma arma deve primeiro acessar o site www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br e preencher uma guia de trânsito que tem validade de um dia e acondicioná-la de forma discreta e desmuniciada (sem munição) de forma a não caracterizar o seu pronto uso e, caso, a pessoa seja parada por uma blitz policial estará acobertada de qualquer apreensão ou prisão, caso contrário, a guia de trânsito não terá valor nenhum, ficando o infrator sujeito as penas da lei. Após a conclusão do procedimento de entrega, nos casos em que a arma seja indenizada, será solicitado ao responsável o cadastro de uma senha numérica de quatro dígitos que será confeccionada apenas pelo próprio requerente sem a ajuda de terceiros. Após concluir o procedimento de entrega, e de posse do protocolo e da senha o cidadão, já no dia seguinte poderá receber o valor da indenização em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil.

Além das armas de fogo, também serão recebidas munições armas de brinquedo, simulacros, armas artesanais ou de fabricação caseira, porém sem o pagamento de indenização. As armas arrecadadas na campanha são enviadas para o exército para que seja procedida a sua consequente destruição. 


Com informações da Polícia Federal de Pernambuco e DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário