quinta-feira, 29 de maio de 2014

Para bombeiros, não há risco de novas explosões em posto no Recife

Do G1 PE
Posto em Água Fria ficou destruído após incêndio (Foto: Marjones Pinheiro/G1)Posto em Água Fria ficou destruído após incêndio (
Não há risco de novas explosões no posto de combustíveis na Estrada Velha de Água Fria, na Zona Norte do Recife, que pegou fogo na noite da quarta-feira (28). A informação foi passada na manhã desta quinta (29), pelo Corpo de Bombeiros. O local amanheceu rodeado de moradores curiosos que tentavam entender a explosão. Apesar de ninguém ter ficado ferido, a situação continua delicada e com retenção de veículos no entorno do estabelecimento.

Após o acidente, a preocupação do Corpo de Bombeiros era isolar a área por causa dos riscos de novas explosões, mas como não há mais fogo nem calor, não há risco de novas explosões. A chuvas da madrugada e manhã colaboraram para diminuir a temperatura no ambiente.

As chamas atingiram cerca de dez metros de altura, atingindo a fiação elétrica. Muitos moradores de imóveis vizinhos não puderam voltar para casa, por recomendação dos bombeiros. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) cortou a energia do estabelecimento depois da explosão.

No local ainda estão as carcaças de carros, motos e do caminhão-tanque, veículos que ficaram destruídos pelo fogo. Os caixas eletrônicos e loja de conveniências, que ficaram mais afastados do foco do incêndio, ficaram quase intactos.

Segundo a assessoria de comunicação da Defesa Civil do Recife, nenhum imóvel no entorno do posto corre risco de desabamento. Uma equipe esteve no local ontem para fazer uma vistoria parcial; a Defesa Civil ainda vai vistoriar se a estrutura do posto corre o risco de desabar.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os motoristas que abastecem os postos com o caminhão-tanque são treinados e seguem uma série de cuidados, como o isolamento da área de abastecimento. A recomendação para qualquer pessoa que for abastecer o veículo é de desligar o motor; não fumar na área do posto; não atender o celular próximo ao ponto de abastecimento; e evitar tudo que emita calor ou tenha fogo.
O Sindicato dos Postos de Combustíveis de Pernambuco (Sindicombustíveis) informou quevai oferecer apoio técnico e jurídico ao proprietário do posto.
Carro tanque estava abastecendo o posto quando incêndio começou (Foto: Marjones Pinheiro/G1)
Explosão destrói 13 veículos
Cinco carros, três motos e um caminhão-tanque ficaram carbonizados depois que o posto de combustíveis explodiu no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, na noite da quarta. Outros quatro automóveis, além de duas bombas para abastecimento e o teto do estabelecimento, foram danificados pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros.

A suspeita é de que as chamas tenham se alastrado após um vazamento no caminhão-tanque. Testemunhas contaram que a explosão ocorreu depois que um piloto deu partida em uma moto e uma faísca teria provocado a combustão. O Instituto de Criminalística ainda vai vistoriar o local para averiguar em que condições o incêndio teria começado.

Posto em Água Fria ficou destruído após incêndio (Foto: Marjones Pinheiro/G1)Posto em Água Fria ficou destruído após incêndio (Foto: Marjones Pinheiro/TV Globo)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário