quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Eduardo Campos morreu no mesmo dia do avô Miguel Arraes

G1, em São Paulo
Novembro de 1987 - Eduardo Campos (esq.) deixa a casa do deputado Ulysses Guimarães em São Paulo ao lado de seu avô, o então governador do Pernambuco, Miguel Arraes (centro) (Foto: Newton Aguiar/Estadão Conteúdo/Arquivo)Em 1987, Eduardo Campos (esq.) deixa a casa do deputado Ulysses Guimarães em São Paulo ao lado de seu avô, o então governador do Pernambuco, Miguel Arraes (centro) (Foto: Newton Aguiar/Estadão Conteúdo/Arquivo)
 
O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Campos tinha 49 anos e morreu no mesmo dia que seu avô, Miguel Arraes, que também foi governador de Pernambuco. Arraes morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005.
Miguel Arraes de Alencar, de 88 anos, nasceu em Araripe, no Ceará. Filho de pequenos agricultores, estudou direito no Rio de Janeiro, mas concluiu o curso no Recife. Começou a carreira política em 1947, como secretário da Fazenda de Pernambuco. Três anos depois, foi eleito deputado estadual pelo Partido Social Democrático.
Assumiu novamente a secretaria da Fazenda em 1959 e, no mesmo ano, venceu as eleições para a prefeitura do Recife. Miguel Arraes chegou ao governo de Pernambuco em 1962, com o apoio do partido comunista brasileiro. Ele foi responsável, por exemplo, pelo acordo do campo, uma negociação entre os cortadores de cana de açúcar e os usineiros, que criou um salário acima do mínimo para os trabalhadores rurais.
Em 1964, Arraes foi cassado e preso pelos militares e se exilou na Argélia. Só voltou ao Brasil em 1979 com a lei da anistia. Em 1982, foi eleito deputado federal. Quatro anos depois, governador de Pernambuco, pela segunda vez. Em 1990, deixou o PMDB e criou o Partido Socialista Brasileiro. De 1994 a 1998 governou o estado de Pernambuco, pela terceira vez.
Campos ao lado do avô, Miguel Arraes, em 1986 (Foto: Arquivo pessoal)Campos ao lado do avô, Miguel Arraes, em 1986 (Foto: Arquivo pessoal)
Novembro de 2002 - O presidente do PSB, Miguel Arraes (dir.) e seu neto, o deputado Eduardo Campos, após reunião da executiva do PSB, que definiu a posição da legenda em posição do governo do PT, na sede do partido, em Brasília (Foto: Rafael Neddemermeyer/Estadão Conteúdo)Em novembro de 2002, o presidente do PSB, Miguel Arraes (dir.) e seu neto, o deputado Eduardo Campos, após reunião da executiva do PSB, que definiu a posição da legenda em posição do governo do PT, na sede do partido, em Brasília (Foto: Rafael Neddemermeyer/Estadão Conteúdo)
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário