terça-feira, 30 de setembro de 2014

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem


Do JC Online

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Bancários de bancos públicos e privados do Brasil inteiro entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30). Os trabalhadores pedem um reajuste salarial de 12,5%, piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários, parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário.  Além disso, a categoria reivindica acréscimo nos valores do vale refeição, auxílio creche, gratificação de caixa, entre outros.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou no último sábado (27) uma nova proposta. O órgão elevou o reajuste de 7% para 7,35% nos salários e de 7,5% para 8% no piso da categoria, mas a categoria rejeitou a proposta.  A presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Melo, diz que ainda não é possível calcular o quantitativo de adesão do movimento. "Os bancários  começam hoje uma greve que nós esperamos que seja muito forme já neste primeiro dia. Contamos com a adesão do todos da categoria", afirma Jaqueline.
A greve dos bancários não justifica o atraso nos pagamentos. O Procon recomenda que os consumidores procurem se antecipar e procurar as empresas pedindo outras soluções para arcar com os compromissos. Os serviços de banco online, casas lotéricas e autoatendimento são algumas das alternativas para a população. "Para os problemas pontuais as pessoas podem procurar pelo gerente da agência", recomenda Jaqueline. Serviços de teleatendimento e centros administrativos funcionam normalmente. 
A categoria promoveu em 2013 uma greve de 23 dias, que foi culminou no aumento salarial de 8%, com ganho real de 1,82%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário