quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Imagem de Santa Quitéria roubada de santuário em São João é encontrada

Do G1 Caruaru
Imagens de Santa Quitéria (Foto: Reprodução/TV Asa Branca / Divulgação Polícia Civil)(Foto: Reprodução/TV Asa Branca / Divulgação Polícia Civil)
A imagem de Santa Quitéria roubada na última terça-feira (4) de um santuário localizado no povoado de Frexeiras, em São João, no Agreste de Pernambuco, foi encontrada. De acordo com a Polícia Civil, uma mulher de 60 anos entrou em contato com a Polícia Militar e informou que havia achado a santa nesta quinta-feira (6) no meio do mato no Sítio Cachoeira dos Carvalhos, em São João. O efetivo foi ao local e levou a imagem para a delegacia.

Ainda segundo a polícia, algumas pessoas que cuidam do santuário reconheceram que a santa era a que havia sido roubada. Ela está sem o braço direito e com a pintura raspada. As jóias que estavam penduradas nela não foram localizadas. A polícia também informou que a mulher que disse ter encontrado a imagem foi levada para prestar esclarecimentos na delegacia. Os assaltantes ainda estão sendo procurados.


Roubo de imagem em São João (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
(Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
Entenda o caso
A imagem foi roubada na terça-feira (4) de um santuário localizado no povoado de Frexeiras, em São João. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas informaram que dois homens teriam chegado e abordado algumas pessoas que estavam no local, sendo que um deles possivelmente estaria armado. Em seguida, os assaltantes teriam fugido levando apenas a imagem em um carro.
A ação dos criminosos foi registrada pelas câmeras de segurança do santuário. Ainda de acordo com a PM, provavelmente os bandidos estariam interessados no ouro presente em joias penduradas por devotos na imagem e também em algumas partes dela.

Romaria - O povoado de Frexeiras fica há aproximadamente 15 km da cidade e atrai milhares de romeiros durante o mês de setembro. A devoção à Santa Quitéria no local surgiu dos portugueses que chegaram no século XVII para tomar posse das terras. No início, índios e escravos visitavam a localidade para venerar à Santa, hoje o espaço virou um santuário popular. Como pagamento de promessas, alguns romeiros costumam passar por baixo do altar onde a imagem ficava exposta. As paredes do santuário são repletas de fotos de pessoas que pedem graças pela intercessão dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário