terça-feira, 8 de setembro de 2015

Projetos mantêm qualidade de alimentos para animais, mesmo em período de seca

Técnica vai garantir pastagem para os animais
Secom PB
Técnica vai garantir pastagem para os animais
A utilização da Tarifa Verde para viabilizar a irrigação e o processo de silagem da produção de ração vem dando a oportunidade de agricultores familiares paraibanos garantirem comida para alimentar os animais e evitar a morte do rebanho nos períodos mais críticos da estiagem. A silagem é um procedimento que permite que os alimentos para animais sejam mantidos em boas condições até mesmo na seca.
Num dos municípios onde a técnica vem sendo utilizada por agricultores familiares, o município de Poço de Dantas, no Sertão a 540 quilômetros de João Pessoa, uma das unidades implantadas tem capacidade para armazenar 23 toneladas de ração e está localizada na comunidade Boa Vista.
Outro município beneficiado é o de São Francisco, também no Sertão, a 420 quilômetros da Capital, onde será cultivado sorgo forrageiro (cultura para alimentação de animais) para o armazenamento em silos de superfície.
Os agricultores familiares estão recebendo o apoio técnico da Gestão Unificada (GU) da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), do Empresa Estadual Pesquisa Agropecuária Paraíba S/A (Emepa) e do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa), com a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca da Paraíba (Sedap).
Na opinião do coordenador regional de Emater, Francisco de Assis Bernardino, a opção de produzir e armazenar forragem é uma forma de garantir ração para os animais no período crítico.
Tarifa Verde
A utilização da Tarifa Verde permite a economia de energia, viabilizando a irrigação dentro das faixas do plano A ou B. O programa possibilita redução nos custos de energia elétrica de até 73%.
O programa utiliza um medidor de dupla tarifa. A do plano A, quando o uso para a irrigação acontece entre as 21h30 e 6h; e a do plano B, em que a irrigação acontece entre 2h30 às 11h.
Um dos responsável pelo programa Tarifa Verde, José Marinho de Lima, explicou que além da economia de energia, o programa garante apoio para que o agricultor possa utilizar o uso racional da água, através de um sistema de irrigação mais eficiente que garanta a produção de pastagem para posterior armazenamento.
A técnica está sendo implantada no sítio Paraíso, no município de São Francisco, a 230 km de João Pessoa, onde o sistema de irrigação utilizado é por gotejamento.
A opção por produzir e armazenar forragem, segundo Assis Bernardino, irá garantir alimento para o rebanho mesmo em plena estiagem, com a vegetação devastada pela seca.
Conscientização
A necessidade de armazenar forragem para o período crítico vem ajudando os agricultores a aceitarem as campanhas feitas pela GU. Assis Bernardino informou que esse trabalho de conscientização garantirá a utilização correta das técnicas e o consequente suporte forrageiro para os rebanhos.
"E evitará que boa parte do rebanho seja dizimado por conta da falta de ração durante a seca", analisou.
De acordo com o coordenador regional da Emater, parte dos criadores não tinham conhecimento de como utilizar a prática por isso a importância do trabalho dos extensionistas dos órgãos envolvidos na GU
.Correio da PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário