sábado, 23 de janeiro de 2016

Programas vão distribuir sementes e beneficiar 14 mil agricultores de PE

Do G1 Petrolina
Secretário de agricultura de PE, Nelson Mota, faz lançamento de programas em Petrolina (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)Secretário de agricultura de PE, Nilton Mota, faz lançamento de programas em Petrolina (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
Dois programas de beneficiamento rural foram lançados nesta terça-feira (19) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Eles devem beneficiar cerca de 14 mil agricultores familiares do Vale do São Francisco. São 204 toneladas de milho, feijão e sorgo que serão distribuídos nos municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.
Participaram da distribuição agricultores, autoridades políticas da região e do estado. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, disse que houve um investimento de mais de R$ 1 milhão. “A gente começa hoje através da regional do São Francisco. Desde que as chuvas que ocorreram deram a condição para o início de um grande programa, onde tem um investimento em sete municípios de R$ 1 milhão e 500 mil. Esperamos que o índice pluviométrico dê condições para plantar o milho e feijão”, ressalta.
Sementes serão distribuidas para agricultores de PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)
As sementes estão no depósito do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Ao todo são 204 toneladas de milho, feijão e sorgo que serão distribuídas para os agricultores familiares de toda a região. “A partir desse lançamento está autorizado o início do processo de distribuição, vai beneficiar o Sertão de São Francisco. Os municípios ajudam na logística e colocamos as sementes a disposição dos agricultores”, esclarece.
O Braz Nascimento Camilo é representante da comunidade de Aranzel, na Zona Rural de Petrolina. São 100 famílias que dependem da agricultura e as sementes chegam em uma boa hora. “Já tivemos as primeiras chuvas deste ano e estamos aguardando essas sementes para plantar. É uma semente de qualidade e bem selecionada. Esta é uma oportunidade boa, porque a chuva chegou e a gente quer aproveitar a situação. A terra está molhada e a gente tem esperança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário