Criadores de bovinos e bubalinos têm até a quarta-feira (30), para imunizar o rebanho contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha começou no dia 1º de novembro. Nas cidades de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, todas no Sertão de Pernambuco, cerca de 65 mil animas devem ser vacinados.
O estado é considerado estado livre da doença desde junho de 2014.
A vacinação é obrigatório e deve ser feita em todo o rebanho a partir do primeiro dia de nascido. As doses são vendidas em casas de produtos veterinários autorizadas pela Agência de Defesa e Fiscalização de Pernambuco (Adagro). As substâncias devem ficar acondicionadas em temperatura variando entre 2º a 8º C.
Após a compra, o criador deve vacinar o rebanho e comparecer ao escritório da Adagro, com a nota fiscal da substância para comprovar que os animais foram imunizados. De acordo com o inspetor fiscal da agÇencia, regional Petrolina, Geraldo Miranda, o criador que não aplicar as doses nos bovinos e bubalinos ou aqueles que não fizerem a declaração, estão sujeitos a penalidades.
O dono dos animais ficam como inadimplentes, proibidos de retirar crédito rural, é lavrado um auto de infração e paga multa que pode variar entre R$ 60 a R$ 1.500, dependendo se é reincidente ou não na infração. G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário