JC Online
De acordo com a previsão do site da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a segunda-feira (29) deverá ser ainda de muita chuva para o Agreste e a Zona da Mata Sul de Pernambuco. As duas regiões foram afetadas pela forte precipitação que ocorreu neste final de semana no Estado.
Na Zona da Mata Sul, a tendência é de uma precipitação de moderada a forte podendo variar de 26 a 32 mm. No Agreste, a intensidade deverá ser menor, ficando num nível de chuva fraca ou moderada.
Apesar de não terem sido tão afetadas pelas chuvas, a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Norte também deverão registrar uma tendência de precipitação de moderada a forte nesta segunda-feira.
14 cidades já decretaram estado de calamidade
De acordo com o governo do Estado, pelo 5 mil pessoas ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas. Pelo menos 14 municípios já decretaram estado de calamidade neste domingo (28). De acordo com o governador Paulo Câmara, todas as cidades que decretaram estado de calamidade devem receber escritórios para atendimento e ações emergenciais.
"Duzentos homens do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram enviados aos municípios. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) está enviando dois caminhões de ajuda, com colchões, lençóis, travesseiros e lonas plásticas. Quando os kits de alimentação ficarem prontos, serão repassados aos municípios", explicou. Estão sendo preparadas barracas da Codecipe para o recebimento de doações, principalmente alimentos, roupas e água. Paulo Câmara também afirmou que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está "monitorando reservatórios para controle e necessidade de abertura de comportas".
Os municípios afetados pelas chuvas são:
Amaraji
Água Preta
Barra de Guabiraba
Barreiros
Belém de Maria
Catende
Cortês
Gameleira
Jaqueira
Maraial
Palmares
Ribeirão
Rio Formoso
São Benedito do Sul
Água Preta
Barra de Guabiraba
Barreiros
Belém de Maria
Catende
Cortês
Gameleira
Jaqueira
Maraial
Palmares
Ribeirão
Rio Formoso
São Benedito do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário