Usado comumente para combater dores e inflamações, o ibuprofeno é um dos remédios mais consumidos por todo o mundo, contudo, os seus efeitos colaterais têm sido frequentemente alertados por parte de médicos e cientistas e sabe-se, agora, que há mais um motivo de preocupação.
De acordo com um estudo realizado por investigadores da Universidade de Copenhagen (Dinamarca) e da Universidade de Rennes 1 (França), e publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”, tomar ibuprofeno está relacionado a um aumento da sensação de fadiga e também com um maior risco de disfunção erétil, baixando os níveis de testosterona nos homens, conta o site britânico Metro. A saúde testicular fica em risco.
Depois de analisarem ao longo de seis semanas o impacto do medicamento em 31 jovens com idades entre os 18 e os 35 anos, os cientistas concluíram que este analgésico interrompe a produção natural do hormônio sexual masculino. Em seis semanas, os níveis de testosterona caíram um quarto.
Mas não só. Uma vez que a produção normal deste hormônio nos testículos ficou comprometida por causa do medicamento, os jovens que tomaram duas doses de 600 mg ao longo de duas semanas entraram num estado chamado de hipogonadismo compensado, que acontece quando o corpo faz um ‘esforço extra’ para compensar os níveis hormonais baixos, aumentando a produção do hormônio luteinizante. Porém, este estado diminui a funcionalidade dos testículos, prejudicando – mais uma vez – os níveis de testosterona, que ficaram 18% mais baixos.
Os jovens que tomaram placebo – e que serviram de grupo de controle – mantiveram os níveis normais de testosterona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário