Foto: Mauro PIMENTEL / AFP
JC Online
A pesquisa de opinião divulgada pelo Datafolha nesta segunda-feira (8) revela que o governo de Jair Bolsonaro (PSL), quando avaliado nas mesmas condições de tempo e mandato, tem a pior avaliação desde Fernando Collor, que tomou posse em 1990.
A pesquisa atual foi feita em 4 e 5 de julho e ouviu 2.860 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades. Ela tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Dados
No primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT), aos seis meses de governo, a então presidenta era avaliada positivamente por 49% dos brasileiros, enquanto 10% consideravam sua gestão ruim ou péssima. A reprovação do petista Lula era de 11% e 42% julgavam o governo bom ou ótimo.
Nas mesmas circunstâncias, Fernando Henrique Cardoso, eleito no primeiro turno das eleições presidenciais, tinha a aprovação de 42% dos entrevistados e a reprovação de 15%. A gestão de Itamar Franco era apreciada por 19% dos brasileiros, enquanto 26% consideravam ruim ou péssima.
O primeiro presidente eleito pelo voto direto após Regime Militar, Fernando Collor, era reprovado por 20% da população e aprovado por 34% dos entrevistados.
Além disso, o levantamento também demonstra o maior equilíbrio opinativo entre os entrevistados, com 33% dos entrevistados considerando o governo ótimo ou bom, 33% ruim ou péssimo e 31% regular.
Expectativa
A pesquisa indica que a expectativa positiva em relação ao governo Bolsonaro vem caindo. Entre abril e julho, caiu de 59% para 51% a fatia de entrevistados que preveem uma gestão ótima ou boa. A crença de que será regular subiu de 16% para 21%, e o pessimismo permaneceu estável de acordo com a margem de erro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário