Cinco frutas que podem reduzir o apetite por até duas horas.
Algumas frutas promovem a sensação de saciedade e podem reduzir o apetite por até duas horas. Tal ocorre sobretudo devido às fibras solúveis presentes na casca. Estas fibras são responsáveis por promover a sensação de saciedade. Ao chegarem ao estômago, absorvem água formando uma espécie de gel que aumenta o tamanho do bolo alimentar. Este gel faz com que o açúcar presente nas frutas seja libertado de forma lenta no sangue, reduzindo o apetite, como explica a publicação Science Alert.
O gel formado pela presença da fibra solúvel também retarda o esvaziamento do alimento no estômago. Essa reação transmite um sinal de satisfação para o cérebro, ajudando a reduzir a compulsão alimentar, ou seja, a vontade de comer mesmo quando a fome já foi saciada.
Surpreendentemente esse efeito é quase imediato. Rapidamente sentimos o estômago mais cheio após uma refeição rica em fibras.
Abacate: promove saciedade pela presença de fibras e devido ao seu maior teor lipídico, porém toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável.
Banana: apresenta uma grande quantidade de fibras solúveis, que no estômago absorvem água e formam o tal gel, diminuindo consequentemente a sensação de fome.
Maçã: apresenta uma boa concentração de fibras solúveis que irão agir no aumento da saciedade. Porém existem relatos que a maçã aumenta o apetite. Estudos comprovam uma explicação para isso no ácido málico, uma substância presente na maçã que é capaz de estimular o gatilho da fome no cérebro. Logo, quando comemos uma maçã sentimos fome imediatamente.
Pera: também apresenta uma gama de fibras solúveis importantes, transportando o açúcar de forma gradual para a corrente sanguínea, retardando então o apetite.
Goiaba: é rica em um tipo de fibra chamada pectina, que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.
As fibras solúveis devem fazer parte de uma alimentação saudável e devem estar presentes em todas as refeições do dia.Por Notícias ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário