Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias |
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nesta terça-feira (23), as inscrições para vagas de recenseador para a realização do Censo Demográfico 2021. Em Pernambuco, foram ofertadas 7.922 vagas para o cargo. O cadastro segue até o dia 19 de março e deve ser feito pela internet, onde também é possível consultar o edital da seleção .
- De acordo com o IBGE, a remuneração para o cargo de recenseador é de acordo com a produção do contratado, seguindo o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Na sexta-feira (19), tiveram início as inscrições para as vagas de agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS). Ao todo, mais de 8 mil vagas foram ofertadas no estado.
No caso dos recenseadores, os interessados devem ter ensino fundamental completo. A taxa de inscrição custa R$ 25,77. De acordo com o IBGE, as taxas podem ser quitadas em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet. Os contratos têm duração de três meses, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.O recenseador fica responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores. De acordo com o IBGE, a remuneração é calculada por produção, com base no:
- Número de unidades visitadas;
- Taxa de remuneração dos setores censitários;
- Número de questionários respondidos;
- Número de pessoas recenseadas.
Para este cargo, não há horário fixo, mas espera-se que o selecionado dedique ao menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana, conforme informou o instituto. O recenseador também tem direito a 13º salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.
O IBGE recomenda que os recenseadores se inscrevam para trabalhar em áreas próximas de onde moram para não haver despesas de transporte e facilitar a coleta de dados em locais que tenham maior familiaridade.
As provas do processo seletivo são presenciais e com questões objetivas. No caso dos concorrentes a recenseadores, a prova deve ser aplicada em 25 de abril. O IBGE afirmou que os exames acontecem de acordo com os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. Do G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário