Vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no Recife, na noite desta segunda (18) — Foto: Pedro Alves/G1 |
Pernambuco espera receber mais 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Essa quantidade deve fazer parte dos lotes a serem destinados ao estado nas próximas remessas. Elas estão previstas para correr entre os dias 24 e 28 de fevereiro.
O anúncio foi feito, nesta quarta (17), pelo secretário de Saúde, André Longo. Por meio de entrevista coletiva transmitida pela internet, o gestor afirmou que o repasse das novas doses foi discutido durante reunião entre os governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
Para Pernambuco, disse o secretário, a expectativa é o envio de 4,5% das vacinas que serão entregues no país. "Esperamos 320 mil doses da Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butatan, em São Paulo, e 80 mil doses da AstraZêneca/Oxdford", disse.
Na entrevista desta quarta, Longo afirmou, ainda, que o estado vai começar a discutir com os municípios a logística de distribuição das vacinas.
Sobre o público que será atendido pelas novas doses, o secretário afirmou que a meta é manter a imunização de profissionais de saúde e idosos com mais de 85 anos, como foi determinado pelo governo federal.
"Caso cheguem mais vacinas, em março, poderemos ampliar esse público, com mais idosos. Algumas cidades, como o Recife e Jaboatão, estão na frente, vacinando idosos com mais de 80 anos", comentou.
Balanço
Desde janeiro, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde mais de 511 mil doses de vacinas contra a Covid-19.
Foram, segundo o governo, 427.560 unidades da vacina da Sinovac/Butantan, para as duas doses, e 84 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz,, para a primeira aplicação.
Até terça (16), o estado tinha aplicado 272.864 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 229.060 foram primeiras doses.
Ao todo, receberam a primeira dose em 129.396 trabalhadores de saúde; 23.656 povos indígenas aldeados; 5.477 idosos em Instituições de Longa Permanência; 69.806 idosos a partir dos 85 anos, além de 725 pessoas com deficiência institucionalizadas.
Em relação à segunda dose, já foram beneficiados 28.265 trabalhadores de saúde; 13.316 povos indígenas aldeados; 2.123 idosos institucionalizados e 100 pessoas com deficiência institucionalizadas; totalizando 43.804 pessoas que já finalizaram o esquema.
Análise
Segundo André Longo, o cenário atual da pandemia no estado é de "estabilidade", mas com "viés de alta". Há, ainda, "patamares elevados, o que continua nos preocupando bastante".
Em relação aos dados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) grave, o estado teve 732 casos, na última semana. Isso representa 21 casos a mais do que a semana anterior.
"Sobre leitos de UTI, tivemos um aumento de procura de 20%. Nas enfermarias, o crescimento foi de 14,3% ", declarou. G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário