terça-feira, 30 de abril de 2024

Neoenergia anuncia investimento de R$ 5 bi em Pernambuco

 

Anúncio de investimento da Neoenergia aconteceu no Palácio do Campos das Princesas. Recebendo o CEO da distribuidora, Eduardo Capelastegui, governadora falou sobre a importância das parcerias institucionais - Divulgação

A Neoenergia Pernambuco anunciou nesta segunda-feira (29) investimento recorde de R$ 5,1 bilhões no Estado para os próximos 5 anos. A divulgação acontece num momento em que a companhia sofre pressão do governo, de empresas, de parlamentares e de consumidores residenciais, em função do aumento nas interrupções do fornecimento de energia elétrica ao longo deste ano. O novo plano de investimentos prevê ainda a contratação de mais 2 mil profissionais, com destaque para eletricistas. 

O detalhamento do plano de investimentos 2024-2028 aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, com presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, do CEO da Neoenergia,  Eduardo Capelastegui, do diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, além de deputados, empresários e secretários de Estado.  

Capelastegui destacou que a Neoenergia vai executar o maior investimento da história da distribuidora em Pernambuco, com obras de expansão, modernização, reforço do sistema elétrico em todas as regiões do Estado e contratação de mão de obra. "Vamos apostar em infraestrutura energética para trazer soluções mais competitivas", dis

FALTA DE ENERGIA

Apesar da percepção dos clientes de que as faltas de energia têm ocorrido com mais frequência e sido mais longas, o executivo apresentou gráficos mostrando que a qualidade está dentro da meta estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 2023, por exemplo, a duração média das interrupções no Brasil foi de 10,43 horas; enquanto a média permitida pela Aneel é de 11,29 horas.  

Já a Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), responsável pela regulação da energia no Estado, afirma que ao longo do início deste ano, a distribuidora chegou a alcançar um Tempo Médio de Atendimento Emergencial (TMAE) de até 14 horas em pelo mesnos metade dos municípios pernambucanos.  

O diretor-presidente da Neoenergia em Pernambuco, Saulo Cabral, explica que as interrupções aumentaram ao longo dos quatro primeiros meses deste ano graças ao aumento no volume de chuvas (52%) e de raios (200%). Isso significou um aumento de quase 40% na interrupção do fornecimento de energia, na comparação com o mesmo período do ano passado.  

Cabral detalha a aplicação dos aportes nos próximos anos, que vai permitir à distribuidora garantir um salto na qualidade dos serviços prestados à população. Serão construídas ou expandidas 13 subestações e mais de 270 quilômetros de linhas de alta tensão. Também haverá a ampliação de mais de 10% da disponibilidade energética no Estado para a realização de mais de 680 mil ligações, do Litoral ao Sertão.se o executivo espanhol.  Do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário