terça-feira, 17 de setembro de 2024

Deputado estadual José Patriota morre no Recife

 

Foto: Rafael Vieira/DP Foto

Morreu na manhã desta terça (17), no Recife,  o deputado estadual José Patriota (PSB), de 63 anos.

 
Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Patriota passava por tratamento de um câncer, desde 2018.
 
O parlamentar nasceu em Tabira, mas fez sua carreira política em Afogados da Ingazeira. 
 
Nas redes sociais, a família do parlamentar  informou que o velório será no Cine São Jose, Afogados da Ingazeira, no sertão do Estado. 
 
Na semana passada,  a família tinha comunicado que o deputado havia entrado em tratamento intensivo. 
 
De origem humilde, Patriota foi moldado pelas dificuldades enfrentadas por sua família e trabalhou no sindicato e como assessor da Fetape com agricultores, especialmente em tempos de seca. Essas experiências deram o levaram a entrar na lutar pelos menos favorecidos e contribuir para o desenvolvimento das áreas rurais e urbanas de Pernambuco.

Com uma trajetória de militância e política com mais de 40 anos, José Patriota ocupou diversos cargos de liderança, como vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, sendo este último por dois mandatos. Seu trabalho à frente da Prefeitura garantiu a reeleição com 83% dos votos. 
 
LUTO: 
 
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Álvaro Porto (PSDB), decretou luto de 5 dias na Alepe, por causa da morte de Patriota.
 
Repercussão
 
Por meoio de nota, a governadora Raquel Lyra (PSDB) falou sobre a morte de Patriota. 
 
"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos. Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida", afirmou. 

Também por nota, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, se pronunciou sobre a morte do deputado. 

"Recebi com pesar a notícia de falecimento do amigo, deputado estadual e ex-prefeito José Patriota. Patriota foi um grande quadro da política de Pernambuco; referência nacional do movimento municipalista. Seu legado em prol do fortalecimento das administrações municipais vai ficar para sempre. Quero me solidarizar com a família, amigos e eleitores do deputado neste momento difícil. Patriota vai deixar saudade em todos nós!", escreveu.  
 
Marília Arraes também escreveu uma nota sobre o falecimento do parlamentar. 
 
"É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota. O querido Patriota foi um líder firme e gentil, que dedicou sua vida pública ao desenvolvimento do Sertão e dos municípios pernambucanos. Sua trajetória, marcada pelo compromisso com o povo, deixa um legado inspirador, seja como prefeito de Afogados da Ingazeira ou como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde exerceu um papel decisivo por anos. Sua partida é uma perda irreparável para Pernambuco. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de dor. Que sua memória seja sempre lembrada pela força e amor ao serviço público.".
 
O senador da república Fernando Dueire também publicou nota em homenagem à Patriota.
 
"Hoje em Pernambuco o dia amanhece com forte sentimento de perda. José Patriota, um amigo fraterno, portador de valores humanos superlativos, de alma simples e grande saber, mudou de dimensão. Vai fazer falta a muita gente, em particular aos sertanejos do Pajeú que o tinham como maior referência. Meus sentimentos aos amigos e à toda sua família".Diário de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário